Herói do dia #13: Thor

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Nome: Thor Odinson

Equipes afiliadas: Vingadores

Primeira Aparição: Journey Into Mistery #83 (agosto de 1962)

Criado por: Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby

Thor o Deus do Trovão

A Origem

Stan Lee buscava novos conceitos para criar heróis para os quadrinhos e 1962 ele resolveu se buscar nas histórias da mitologia Nórdica sua inspiração. Após esboçar a idéia básica ele passou para Larry Lieber e Jack Kirby criarem a história e a arte de Thor.

Na história original o Doutor Donald Blake faz uma viagem de férias até a Noruega onde acaba preso em uma caverna, dentro dela ele encontra uma bengala de madeira. Ao batê-la contra o chão, Blake se transforma em Thor, o deus nórdico do trovão, e a bengala vira um martelo capaz de controlar o clima e fazê-lo voar.

Depois de anos vivendo em duplicidade com Thor, Blake descobre que sempre foi o Deus do Trovão. Para aprender sobre humildade Odin transformou Thor em um humano sem lembranças da vida anterior. Uma vez que sua lição foi aprendida ele foi guiado até a caverna com bengala.

Herói do dia #13: Thor

Poderes

Thor possui diversas habilidades,além de sua imortalidade ele é capaz de levantar objetos que pesam toneladas. Com seus milhares de anos de experiência ele se tornou perito em combate corpo a corpo.

Mjoinir é seu martelo, forjado com o metal místico uru e recoberto de encantos recitados por Odin. Ele pode invocar chuva, ventos e trovões. Serve como meio de transporte e pode abrir portais para outras dimensões.

Inimigos

Os principais vilões de Thor são: seu meio irmão Loki, o deus da Trapaça; Surtur, senhor das terras de Muspelheim, um demônio gigantesco de fogo; Destruidor, uma armadura de grande poder criada por Odin como ultimo recurso e Hela a rainha dos reinos de Hel e Niffleheim, deusa da morte dos asgardianos.