Quadrinho nacional: Entrevista com Rafael de Latorre

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Quadrinho nacional: Entrevista com Rafael de Latorre

Rafael de Latorre é ilustrador e atua na área publicitária e editorial, com experiência em quadrinhos juntou-se a Beto Skubs e Marcelo Maiolo para criar a HQ Fade Out. Bom nimguém melhor que ele para falar um pouco sobre a carreira e projetos!

Confira agora a entrevista com Rafael de Latorre

Pra começar, pra quem não te conhece e ainda não viu seu trabalho, fale um pouco sobre você e o que já fez até o momento:

Trabalho com ilustração desde 2006 para o mercado editorial e publicitário, e também como professor . Desenhei a HQ “Os últimos dias de Michael Jackson” para o site G1. Nessa época também trabalhei como arte finalista das HQs Arcadia e Supa Strika, publicadas na África do Sul. E em 2012 lançamos o Fade Out.

Você já tem experiencia com quadrinhos, mas como foi o trabalho de desenvolvimento da hq Fade Out?

Tive um envolvimento maior com o Fade Out. Quando o Beto me mostrou o roteiro, gostei muito da história e achei que ia funcionar muito legal em quadrinhos  E ter uma história que você queira contar faz muita diferença. Além disso foi um processo onde aprendi muito com o Beto e com o Maiolo.

O que te levou a trabalhar com quadrinhos e ilustração?

Sempre gostei de desenhar, mas comecei a estudar desenho mesmo com uns 14 ou 15 anos. Depois de alguns anos resolvi montar um portfólio e surgiram os primeiros trabalhos. Fiz cursos de HQ na Quanta em São Paulo, onde acabei direcionando meu trabalho pros quadrinhos, mas gosto muito de áreas como concept art para games e animação.

Você tem algum artista, ilustrador ou não que sirva de inspiração ou que você admire muito?

Difícil citar apenas um. Acompanho diariamente o blog ou deviantart de muitos artistas, que atuam em diversas áreas como quadrinhos, animação, fotografia.

Como você vê o mercado de ilustração no Brasil?

Trabalho como freelancer, além de dar aulas e trabalhar nos projetos de quadrinhos. Mas pelos trabalhos de ilustração que faço, vejo que é um mercado que pode melhorar. Apesar de ter tido ótimas experiências, ainda existe muita falta de profissionalismo. Tanto de clientes quanto de alguns artistas. E não é um problema só no Brasil.

Rafael De Latorre

Atualmente está trabalhando em algum projeto de ilustração? Se sim, pode nos falar um pouco?

Terminei no final de 2012 uma edição da HQ “The Lost Kids: Seeking Samarkand”, projeto com roteiro de Felipe Cagno que conta com a participação de diversos artistas. Tem previsão de lançamento ainda esse ano, e vocês podem saber mais sobre o projeto aqui: www.facebook.com/lostkidscomic

(Em breve uma entrevista com Felipe Cagno aqui no Canal NERD)

Você ministra cursos de ilustração junto com o Maiolo, fale um pouco desse projeto.

É um espaço onde teremos cursos de desenho e colorização digital, e também desenho para crianças com o Danilo De Angeli. Já tínhamos ideias para montar um espaço desse tipo, e as palestras e oficinas que fizemos do Fade Out tiveram uma resposta muito boa, então achamos que era o momento certo.

Pra terminar, qual mensagem gostaria de deixar para os seus fãs atuais e futuros?

Quero agradecer o apoio de todos vocês que nos ajudaram a divulgar nossa HQ. O retorno que tivemos de vocês, tanto pela página do Fade Out quanto pelos eventos de lançamento que fizemos, foi sem dúvida a parte mais gratificante do projeto.

Bom galera essa foi a entrevista com Rafael de Latorre, confiram mais sobre o trabalho dele no DeviantArt, esperamos que tenham gostado e em breve teremos as entrevistas de Beto Skubs e Marcelo Maiolo. Pra quem quiser comprar a HQ pode acessar aqui e aqui.

Se você curtiu a entrevista com Rafael de Latorre deixe seu comentário e não se esqueça de curtir nossa página no facebook, CanalNERDOficial, e nos seguir no twitter, @CanalNerd. Até mais.