Superman 75 anos!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

1 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 1 Flares ×

Até que pra um idoso ele ta bem conservado!

Action Comics 1

Para quem não sabe, a primeira aparição do Superman foi em Action Comics #1, em 1938. Logo depois, em 1939, foi lançada a série mensal já com o nome Superman. Os criadores Jerry Siegel e Joe Shuster inicialmente criaram o Superman com uma personalidade rude e agressiva. No começo ele era visto combatendo gangsters e a violência doméstica com um código moral pouco ortodoxo.

Escritores que vieram depois passaram a suavizar a personalidade e os atos do personagem, criando seu código de conduta moral. Até os anos 40 o Superman ainda era bastante agressivo e suas ações causavam mortes que não eram apresentadas diretamente. Depois disto, o editor Whitney Ellsworth estabeleceu um código de conduta para seus personagens e extinguiu qualquer assassinato causado pelo Superman.

Clark Kent, a identidade secreta do Superman, foi baseada parcialmente em Harold Lloyd e batizado baseado em Clark Gable e Kent Taylor, atores dos quais os criadores eram fãs. Os criadores discutiram se, na verdade, o Superman pretende ser Clark Kent ou vice versa, e em diferentes períodos diferentes visões foram adotadas.

Clark Kent então virou um repórter de jornal e durante os anos 1970 o personagem deixou o Planeta Diário por um tempo para trabalhar na televisão.

Só podia ser Brasil!

Quando o gibi do Superman chegou ao Brasil, o nome Clark foi mudado para Eduardo e o de Lois Lane para Miriam, o que foi corrigido após um tempo. O nome original Clark Kent foi alterado já nas primeiras histórias publicadas pela EBAL. Já Lois Lane só recebeu de volta seu nome original nos anos 1980, após ser publicado no Brasil, pela editora Abril, o evento “Crise nas Infinitas Terras” (do qual a editora se aproveitou para fazer a mudança).

Algumas curiosidades sobre o Superman

  • Há muita discussão sobre qual a religião de Superman. Eliot S! Maggin, um de seus roteiristas no passado, afirmava que o Superman era metodista. Na cronologia pré-Crise, Superman exclamava bastante “Por Rao!”. Este era o nome do sol vermelho que orbitava Krypton. Raoísmo era a religião oficial de Krypton, onde Rao era adorado como um deus. Mas ainda assim, não se sabe se Superman era raoísta ou se ele usava o termo apenas como uma exclamação respeitosa.
  • Superman faz aniversário em 29 de Fevereiro, data escolhida para fazer uma alusão ao fato dele envelhecer quatro vezes mais devagar que os seres humanos.

Superman em diversas mídias

Superman

O Homem de Aço já passou por todas as mídias possíveis, foi dos quadrinhos para a TV, Cinema e Vide games. Apesar dos diversos desenhos e seriados nos quais Superman foi retratado como Smallville, Lois & Clark, Liga da Justiça e Super Amigo.  O que mais marcou o mundo foram os filmes, mas não quaisquer filmes e sim aqueles com o grande Christopher Reeve. O primeiro longa foi lançado em 1978, Superman – O Filme, seguido de 4 continuações,Superman II em 1980, Superman III em 1983, Superman IV em 1987 e Superman – O Retorno em 2006, estrelado por Brandon Routh.

Esse ano teremos um novo filme Superman – O Homem de Aço (The Man of Steel). O filme estreia em 14 de junho de 2013.

Homem de Aço

Então hoje, meus caros, vamos celebrar a criação desse herói que pode não ser o favorito de todos, mas fez parte da infância, adolescência e também da vida adulta de todos nós!

Se você ainda não tem o Canal NERD no facebook corra já para a nossa página CanalNERDOficial, e nos siga no twitter, @CanalNerd.