Entrevista com Thiego Novais, do Oclumência

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

É fã de Harry Potter? Então, você não pode perder esta: O Canal Nerd, nesta  semana, mostrará na integra a entrevista com Thiego Novais o mantedor do site Oclumência, maior canal brasileiro sobre os livros/filmes da querida J.K. Rowling. Além do site ser um dos maiores portais a manter viva as histórias, aventuras e lembranças de Harry Potter, Thiego ainda mantém a sempre atualizada fã page  no Facebook, onde os adeptos da saga se juntam para vivenciarem esta aventura sem fim (para eles).

Não sabe do que estamos falando? Que tal conferir um pouco mais a entrevista com Thiego Novais?

Oclumência

Canal Nerd: Primeiramente, conte-nos mais sobre você.
Thiego NovaisThiego Novais: Meu nome é Thiego Novais, tenho 23 anos, estudante de jornalismo na faculdade Fiam-Faam em São Paulo. Estou no último ano e me formo em dezembro. Comecei na internet em 2004 e logo em 2005 já fazia parte do site Veritaserum.com, um site americano sobre a série Harry Potter. Eu cuidava da versão brasileira do site. Em 2006, fui para o Oclumencia.com.br e naquela época o site não era tão conhecido. Depois de dois anos, o Oclumência já se firmava como um dos maiores sites de Harry Potter do Brasil e esse título é nosso até hoje. Prova disso é nossa página no Facebook com uma base de mais de 260 mil pessoas. O Oclumência me trouxe muitas coisas e uma delas foi um auxílio gigantesco na hora de conseguir meu primeiro estágio de comunicação. Atualmente estou com dois projetos: o “Observatório Potter”, que é um vlog sobre a série no Youtube e o “Poder da Internet’, um site que está atualmente em construção, que será uma espécie de portfólio e conciliará notícias voltadas apenas às mídias sociais e cases de internet, incluindo entrevistas.

CN: Como surgiu a ideia de criar o site e, logo depois, a fã page voltada para os fãs de HP?
TN: O Oclumência na verdade não é meu, na verdade, embora eu seja editor chefe hoje, ele pertence ao meu grande amigo Enock Carvalho, dono do site de cinema Cine Marcado. Com esse projeto de cinema que ele faz parte, fiquei mais focado no Oclumência desde do ano passado. A ideia de criar a página surgiu em 2010. Em primeiro momento apenas pela presença digital, já que o Facebook ainda estava fraco em relação a engajamento naquela época. A presença digital e a inserção de pequenos conteúdos tomaram a maior parte do tempo da página entre 2010 e 2011. Foi no final de 2011 e 2012 que a página cresceu mais de 100 mil likes em apenas um ano. Hoje, com 260 mil pessoas, a página cresce em média 800 likes por dia e se firma como a maior página de Harry Potter do Brasil.

CN: Lembro-me de que, na estreia do último filme aqui no Brasil, você conseguiu reunir em um só lugar, fãs do HP de diversos lugares. O que isso tem de especial para você?
TN:  
Foi um momento inesquecível. Criei uma comunidade no Orkut em 2004, com o nome de “Ansiosos para Harry Potter 4”. Essa comunidade me trouxe muitas coisas boas e muitos amigos. Em 2011, na estreia do último filme, consegui juntar mais de 60 pessoas, de diversos lugares do Brasil, para assistir no IMAX, no shopping Bourbon Pompéia. Pessoas que estavam se conhecendo pela primeira vez, que eram amigos, tiveram a chance de assistir ao filme juntos. Em 2012, mesmo sem nenhum filme, nos encontramos novamente e esse ano nos encontraremos em julho também. Harry Potter acabou, mas a amizade permaneceu e isso que é o mais importante.

CN: Thiego, conta pra gente, quem é seu personagem favorito?rony
TN:  Me identifico bastante com o personagem do Rony Weasley. Aliás, me identifico muito com o trio, mas especialmente com ele. Na literatura, sempre presto muita atenção nas cenas e momentos de amizades entre os personagens e para mim, ele é muito importante nesse sentido para o Harry.

CN: O que te motiva a continuar com as notícias, novidades e curiosidades dos filmes e livros, mesmo com o fim deles?
TN: 
A esperança de ter algo novo a qualquer momento. Nunca desisti de noticiar, pois até hoje os fãs se empolgam com qualquer notícia, ou seja, isso significa que se a Warner decide anunciar algum novo filme ou a própria autora um novo livro, temos que estar preparados para voltar com tudo e sermos mais uma vez o principal site de notícias da série do Brasil.

CN:  Como é ver que seu trabalho rende comentários entre as redes sociais e entre os fãs de HP? É gratificante saber que é um dos sites mais acessados sobre o assunto?
TN: Extremamente gratificante. Ter uma base enorme em suas mãos lhe dá um estímulo absurdo para continuar divulgando novidades e mantendo a chama de ansiedade dos fãs acesa, como se a qualquer momento algo novo fosse ser lançado. Acho que o resultado é fruto da dedicação. Isso serve para uma promoção no campo profissional ou simplesmente a dedicação com uma página de Facebook.

CN: Muitos só assistiram aos filmes (ou só leram os livros). Há uma diferença muito gritante entre eles?
TN: 
Sim, uma enorme diferença, mas acho que eles conseguiram captar a essência dos livros. Já li toda a série e poderia ficar dias escrevendo sobre todas as mudanças, mas como os próprios roteiristas dos filmes já disseram em inúmeras entrevistas: “Infelizmente nem tudo cabe nas telas, teríamos que fazer uns quatro filmes de cada livro”, e isso é verdade. Mas isso nunca me incomodou. Sempre vi a palavra adaptação de uma forma perfeitamente normal e a autora estava nos sets de filmagens para dar apoio e não deixaria nenhuma mudança drástica acontecer.

CN: Como é sua relação com os fãs? Eles fazem parte do seu círculo de amizades ou você só mantém o contato profissional e voltado para o site?
TN: Conheço e sou amigo de muitos fãs. Na verdade os conheci como fãs e eles acabaram se tornando meus amigos. Embora algumas pessoas eu tive o prazer de conhecer apenas no quesito profissional, que agregam muito para meu conhecimento na internet. Minha relação é super positiva. Os fãs identificam-se bastante com os conteúdos que coloco na página e em minhas redes sociais.

CN: Há poucas semanas você iniciou um novo projeto, o “Observatório Potter“, o primeiro vlog sobre HP aqui no Brasil. Por que decidiu dar inicio a este tipo de direcionamento aos fãs?
TN: Acho que o Youtube era uma plataforma não muito explorada pelos fãs de Harry Potter e eu quis mudar isso. Quis trazer a oportunidade dos fãs de ter um conteúdo de Harry Potter em uma das principais ferramentas de divulgação do mercado hoje em dia, o Youtube. Então, foi a chance que encontrei de tentar fazer com que os fãs matem um pouco a saudade dos filmes e livros e até mesmo me ajudar, pois sou apaixonado por edição. Sempre quis aprender e o vlog está me trazendo essa oportunidade.

CN: Quais são suas ideias e objetivos para o futuro?
TN: Quero criar um site que agregue todos meus conteúdos online e usá-lo como principal forma de divulgação para futuros contatos. Além desse site, que se chamará “Poder da Internet’, quero cada vez mais escrever sobre os assuntos que fazem parte hoje do meio online, que a mídia não divulga tanto quanto gostaríamos. E falta isso na internet e quero ser aquele que mudará essa visão da mídia em relação à internet, embora isso tenha mudado bastante nos últimos anos. Pode ver que a televisão está trazendo assuntos da internet para a televisão. Assunto esse que pode ser melhor discutido depois. A internet tem tudo para dominar a comunicação nos próximos anos, e isso incluí tirar o espaço da televisão.

hp

Se você ainda não tem o Canal NERD no Facebook corra já para a nossa página CanalNERDOficial, e nos siga no twitter, @CanalNerd.