Entrevista com Heróis da TV

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

0 Flares Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Se você é NERD, já deve ter visto navegando pelo Facebook alguma tirinha ou charge com piadas sobre o universo de quadrinhos, cinema e séries de TV. Então, você deve conhecer o trabalho da página Heróis da TV, fomos atrás do criador da página e você confere abaixo um pouco mais sobre o trabalho dele e da página, que são um sucesso entre os nerds!

João Maria - Criador da página Heróis da TV
João Maria – Criador da página Heróis da TV

CN: Como surgiu a ideia de criar a página?

Eu tive um blog de humor, entre 2007 e 2009, chamado Cão Chupando Manga, e por causa do excesso de trabalho fui levado a pôr um fim nele, porque não conseguia mantê-lo, criativamente falando. Uma grande e querida amiga minha vivia me incentivando a voltar à ativa, agora no Facebook. Como eu gosto muito de desenhar e do mundo dos super-heróis resolvi fazer uma página para postar ilustrações e fazer comentários sobre o universo dos quadrinhos, postar informações para um público leigo, mas a página acabou tomando outro rumo e, quando dei por mim, estava novamente trabalhando com humor, mas agora centrado em elementos da cultura nerd.

CN: Como é o trabalho na página? Vocês tem uma equipe? Fale um pouco sobre isso.

A página é administrada e mantida apenas por mim. Sou o único criador de conteúdo e, apesar de receber vários pedidos de pessoas se oferecendo para a vaga de cdc, isso nunca vai mudar. Um dos meus defeitos, digamos assim, é ser centralizador e não ser nada bom no trabalho em equipe. Como tenho tendências a ser ditador e sou muito crítico prefiro perturbar e chatear apenas a minha própria consciência.

CN: De onde vem as ideias para criar as tirinhas e charges da página?

As tirinhas que são 100% de minha autoria vem de coisas que vejo nos filmes de super-heróis, ligações curiosas com outros filmes, vem da inspiração provocada por coisas que eu ouço, vejo ou leio no dia-a-dia. De repente estou assistindo ou lendo algo que não tem nada a ver com super-heróis, mas tenho um estalo e crio uma situação interessante e engraçada. Outras tirinhas são adaptações de postagens gringas e nesse caso eu geralmente altero o diálogo, insiro um elemento novo na montagem e mudo o contexto ou apenas faço a tradução, mas sempre deixando a identificação da fonte primária. Nunca apago uma identificação de autoria.

CN: Vocês tem algum personagem favorito para usar nas tirinhas.

Para as tirinhas os meus personagens favoritos são Homem-Aranha e Darth Vader. Meu super-herói preferido é Thor, porque sou louco por mitologias e história antiga e medieval, mas pro humor, Homem-Aranha – meu segundo personagem favorito – e Darth Vader são os melhores.

CN: Vocês imaginavam conseguir tantos fãs? Tiveram alguma estratégia para isso?

Seria mentira dizer que não gostaria de ter uma página com muitos fãs, mas entre desejar ter e esperar ter há uma diferença e, não, eu não esperava, pois sempre sou mais pessimista em relação a minhas coisas, por isso nunca esperei que a página alcançasse o número de likes que tem hoje. Também nunca houve nenhuma estratégia, nunca fiquei pedindo parcerias nem nada disso. Mas agradeço as outras páginas co-irmãs, sobretudo a Legião dos Heróis, que sempre estão postando coisas da Hérois da TV e creditando. Sou muito grato a eles por isso.

CN: Vocês pretendem expandir para outras mídias? Quais os próximos passo para a página, sorteios, promoções?

Eu tenho a ideia de fazer um blog para a Heróis da TV, mas isso nunca acaba acontecendo, por falta de tempo e, por eu ser um analfabeto em informática, redes sociais, acabo dedicando mais o tempo que tenho a parte criativa da Heróis, que é o que gosto mesmo de fazer. Quanto a página pretendo logo começar a fazer tirinhas desenhadas, porque tenho algumas ideias que são difíceis de realizar apenas com fotomontagem. E não, não há nada de sorteios ou promoções por enquanto.

CN: Para finalizar, qual a mensagem que vocês querem deixar para seus fãs?

Leiam quadrinhos. Se você é fã da Heróis da TV, mas conhece os personagens apenas pelos filmes, corrija esse erro. É clichê, mas a verdade é que histórias de super-heróis são melhores nas HQs, sempre. E para aqueles que apenas conhecem a fase mais recente dos personagens, que são leitores apenas de Novos 52 ou das últimas sagas do Universo Marvel recomendo que leiam as histórias antigas, busquem os quadrinhos clássicos, vá a um sebo e compre aquelas velhas revistas em formatinho da Abril. Se você ama quadrinhos, super-heróis, isso é essencial. No mais, quero agradecer a eles por curtirem a Heróis da TV e me fazerem rir tanto com seus comentários impagáveis, que algumas vezes são mais divertidos que o post.